Barbas del diablo

Parque Nacional dos Picos da Europa

Os bosques mágicos de Soto de Sajambre e Vegabaño.

Fiz a minha primeira viagem aos Picos da Europa em 2021. O plano inicial era passar 6 dias entre o Maciço de Cornión e o Maciço Central mas devido às previsões atmosféricas os planos foram alterados, acabando por passar quatro noites num refúgio de montanha no Maciço de Cornión, perto de Sajambre. Em quatro dias fiquei apaixonado pela paisagem que envolvia este refugio e assim nasceu este projecto,. Aqui podemos encontrar bosques centenários de faias e carvalhos por onde correm rios e ribeiros que alimentam todo o ecossistema. Quando deixamos os bosques deparamo-nos com as grandes paredes de calcário do Maciço de Cornión onde avistamos o ponto mais alto do mesmo, a Peña Santa de Castilla, que se eleva a 2600 metros de altitude. Neste projecto tenho como objetivo explorar estes locais nas estações do ano mais marcantes para mim, a Primavera, o Outono e o Inverno. Tem sido uma viagem fantástica!

Na Primavera, mais do que em qualquer outra altura do ano, as neblinas são uma constante, criando uma atmosfera lindíssima. O chão da floresta fica coberto de flores dando cor a uma paisagem que é maioritariamente verde. Durante a minha próxima visita primaveril as flores irão, certamente, ocupar grande parte do meu tempo.

O Outono é a estação mais especial para mim! A paleta de cores é extraordinária, variando entre os últimos verdes e os castanhos, passando pelo amarelo, laranja e vermelho. Os bosques ficam simplesmente mágicos. Com alguma sorte pode surgir a neve que adorna toda uma paisagem já bela tornando-a singular. Se quiserem visitar este local no Outono podem juntar-se a mim na Expedição Fotográfica em finais de Outubro.

Durante o Inverno tudo se complica, desde o acesso até à permanência no local. Enquanto durante grande parte da Primavera e Outono o abrigo de montanha está aberto e apoia todos os que por lá passam, no Inverno está fechado e, portanto, estamos por nossa conta. Com temperaturas a rondar os -5 ºC num dia normal, temos de estar bem preparados e todos os dias são um desafio, seja para comer, manter o calor ou simplesmente caminhar com acumulações de neve que podem ultrapassar 1 metro. No entanto, quando tudo fica coberto de branco, todos os desafios valem a pena!

Podem ainda acompanhar-me em algumas das minhas aventuras pelos Picos da europa nas diferentes estações!