Back to All Events

A Primavera do Gerês - Água e Cores

  • Mário Cunha Photography Vila do Gerês Portugal (map)

O Gerês é um local fantástico para fotografia de paisagem! Durante este workshop vamos fotografar várias cascatas, como a Cascata da Fecha da Barja (Tahiti) e a Cascata da Vacaria, entre outras! Com uma boa probabilidade de termos bons caudais nas cascatas, vamos poder criar excelentes imagens! Vamos visitar a Mata da Albergaria que nesta altura do ano está a renascer após o duro Inverno e um início de Primavera não muito fácil. Flores e tons verdes saturados serão uma presença constante, dando a oportunidade de criar imagens vibrantes! Sendo um workshop limitado a 5 pessoas, cada participante terá sempre a minha atenção. Assim, podemos explorar e discutir as mais diversas composições com toda a calma e tirar o máximo proveito deste dia.

Este workshop pode ser frequentado tanto por fotógrafos iniciantes como experientes. A abordagem será sempre adaptada aos níveis de conhecimento do participante. Como iniciante irá adquirir conhecimentos que lhe permitirão tirar maior partido da sua máquina fotográfica e os princípios básicos de composição em fotografia de paisagem. Se for mais experiente, abordaremos temas como exposição e discutiremos diferentes composições em detalhe para perceber como tirar maior partido de um local. O workshop terá lugar na Serra do Gerês. Visito estes locais com frequência e acredito ser um local excelente para explorar e fotografar. O clima é muito dinâmico o que oferece uma variedade de diferentes estados de espírito e de inspiração com cada tipo de condição climatérica que surge.


Galeria

Cliquem nas imagens para melhor visualização.

EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO:

NECESSÁRIO

Todos os participantes devem trazer o seu equipamento fotográfico.

Deverá possuir uma camera fotográfica que possibilite fotografar no formato .RAW, de preferência uma DSLR ou “Mirrorless” e pelo menos uma lente (veja as recomendações de lentes abaixo). Muitos telemóveis actuais já são capazes de fotografar com uma qualidade muito boa e até em formato .RAW pelo que se for o único meio de fotografar que possui também é bem vindo. Contudo, é de salientar que, utilizando um telemóvel, principalmente em situações complicadas de luz (falta da mesma ou contra-luz), os resultados podem não ser os melhores.

Em baixo irá encontrar uma lista das minhas sugestões de material que poderá trazer. Em todo o caso, se não possuir o material sugerido não se preocupe, tudo o que necessita é de uma câmara fotográfica e uma lente.

SUGESTÕES

  1. Para ser capaz de fotografar necessita de uma lente e pode utilizar qualquer lente que já possua. Idealmente, traga 3 lentes, por exemplo uma 16-35mm, 24-70mm e uma 70-200mm. Isto são tudo distâncias focais referentes a máquinas com sensor de 35mm (full-frame). Caso possua uma máquina com sensor diferente, traga as lentes com distâncias focais equivalentes.

  2. Um tripé irá fazer com que as suas fotografias sejam muito mais nítidas pois reduz de forma muito eficaz qualquer tipo de perturbação provocada pelo movimento da máquina enquanto a fotografia é tirada.

  3. Ter filtros polarizadores é importante: eliminar alguma neblina ou reflexos de superficies não metálicas muitas vezes revela detalhes que ajudam a melhorar a sua fotografia.

  4. Se possuir filtros de densidade neutral (ND) ou ND graduados pode trazê-los consigo pois nunca se sabe quando poderão ser úteis.

  5. Em fotografia de paisagem estamos sempre expostos aos elementos; traga panos de microfibra ou camurça natural (prefiro a camurça) para limpar gotas ou condensação na lente. Se tiver um soprador de ar também é bastante útil.

  6. Baterias adicionais são importantes e úteis; não queremos perder uma fotografia fantástica por falta de bateria.

  7. Para salvaguardar o seu material traga uma protecção para a chuva tanto para a sua mochila como para a máquina fotográfica. Não necessita de nada muito caro; as mochilas normalmente já estão equipadas com esse tipo de protecções e para a sua máquina um simples saco plástico resolve a situação perfeitamente.


PREÇO E CONDIÇÕES

O preço por participante é de 50€.

Este workshop tem um mínimo de 2 e um máximo de 5 participantes.

O workshop decorre durante todo o ano, tendo um frequência mensal.

Para fazer a sua inscrição deverá enviar o comprovativo de transferência bancária no valor de 50€ para a conta PT50 0035 0666 00086619900 32 para mariocunhaphotography@gmail.com. A inscrição para ser válida tem de ser feita até ás 23:59 do dia 17 de Maio de 2019. Para cancelar a sua reserva sem qualquer custo terá de o fazer com 7 dias de antecedência relativamente ao início do workshop (fins-de-semana e feriados também contam). Caso ultrapasse este limite apenas lhe será devolvido 50% do valor total que corresponde a 25€..

INCLUÍDO

  • Uma saída fotográfica com duração máxima de 5h

  • Pequeno lanche .

NÃO INCLUÍDO

  • Transporte para, e durante, o workshop.

  • Refeições principais (Almoço e Jantar).

  • Material Fotográfico.

  • Qualquer tipo de seguro


ROUPA E CALÇADO

Nesta região podemos deparar-nos com todo o tipo de clima. Todos os participantes devem trazer roupa quente e resistente à água assim como calçado (preferencialmente botas) que seja impermeável. Todo este tipo de equipamento deverá estar adaptado à estação do ano. Em dias quentes e de sol não é necessário o tipo de vestuário mencionado acima, mas um par de botas torna sempre a caminhada mais confortável.


Ponto de Encontro

No dia do “Workshop” encontrar-nos-emos junto à Cascata do Tahiti, (siga as coordenadas 41°42'14.2"N 8°06'36.8"O ou veja ou vá directamente a googlemaps). É necessário que todos os participantes estejam no local ás 09:30h. Entre em contacto comigo para esclarecer quaisquer dúvidas! Até breve.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Por favor preencha o formulário para se inscrever. Este formulário tem como fim juntar os seus dados (nome e contacto de e-mail). Assim que receber o seu contacto indicar-lhe-ei como poderá proceder ao pagamento da Inscrição.

Nome *
Nome