Back to All Events

As montanhas do Norte de Portugal - À descoberta do Pé de Cabril

  • Portela de Leonte EM308-1 Braga, 4845 Portugal (map)

O pico de Pé de Cabril é um local fantástico! Este workshop irá levá-lo a conhecer um local nas montanhas no Norte de Portugal com vistas panorâmicas lindíssimas. Sendo um workshop limitado a 4 participantes terá sempre a minha atenção. Assim podemos explorar e discutir as mais diversas composições com toda a calma e criar boas imagens. Podemos fotografar paisagens incríveis em dias com nuvens altas, assim como nos podemos concentrar em motivos mais íntimos como árvores e outros detalhes da paisagem quando temos nevoeiro e/ou nuvens baixas. Em resumo, temos sempre algo fantástico para registar faça chuva ou faça sol!

Este workshop pode ser frequentado tanto por fotógrafos iniciantes como experientes. A abordagem será sempre adaptada aos níveis de conhecimento do participante. Como iniciante irá adquirir conhecimentos que lhe permitiram tirar maior partido da sua máquina fotográfica e os princípios básicos de composição em fotografia de paisagem. Se for mais experiente, podemos abordar temas como exposição e discutir diferentes composições em detalhe e perceber como tirar maior partido de um local. O workshop terá lugar na Serra do Gerês, mais propriamente no trilho que nos leva até um pico chamado Pé de Cabril. Visito esta zona com frequência e acredito ser um local excelente para explorar e fotografar. O clima é muito dinâmico o que oferece uma variedade de diferentes estados de espírito e de inspiração com cada tipo de condição climatérica que surge.

Uma das magníficas vistas a caminho do Pé de Cabril. Esta pequena abertura nas nuvens permitiu que a luz iluminasse o local perfeito!

Uma das magníficas vistas a caminho do Pé de Cabril. Esta pequena abertura nas nuvens permitiu que a luz iluminasse o local perfeito!

Muitas vezes desprezados, os detalhes mais íntimos de uma paisagem podem resultar em imagens calmas mas ao mesmo tempo com impacto. Pessoalmente, adoro fotografar nestas condições climatéricas pois abrem um novo mundo de possibilidades e composições que de outra forma não estão disponíveis!

Muitas vezes desprezados, os detalhes mais íntimos de uma paisagem podem resultar em imagens calmas mas ao mesmo tempo com impacto. Pessoalmente, adoro fotografar nestas condições climatéricas pois abrem um novo mundo de possibilidades e composições que de outra forma não estão disponíveis!

EQUIPAMENTO FOTOGRÁFICO:

NECESSÁRIO

Todos os participantes devem trazer o seu equipamento fotográfico.

Deverá possuir uma camera fotográfica que possibilite fotografar no formato .RAW, de preferência uma DSLR ou “Mirrorless” e pelo menos uma lente (veja as recomendações de lentes abaixo). Muitos telemóveis actuais já são capazes de fotografar com uma qualidade muito boa e até em formato .RAW pelo que se for o único meio de fotografar que possui também é bem vindo. Contudo, é de salientar que, utilizando um telemóvel, principalmente em situações complicadas de luz (falta da mesma ou contra-luz), os resultados podem não ser os melhores.

Em baixo irá encontrar uma lista das minhas sugestões de material que poderá trazer. Em todo o caso, se não possuir o material sugerido não se preocupe, tudo o que necessita é de uma câmara fotográfica e uma lente.

SUGESTÕES

  1. Para ser capaz de fotografar necessita de uma lente e pode utilizar qualquer lente que já possua. Idealmente, traga 3 lentes, por exemplo uma 16-35mm, 24-70mm e uma 70-200mm. Isto são tudo distâncias focais referentes a máquinas com sensor de 35mm (full-frame). Caso possua uma máquina com sensor diferente, traga as lentes com distâncias focais equivalentes.

  2. Um tripé irá fazer com que as suas fotografias sejam muito mais nítidas pois reduz de forma muito eficaz qualquer tipo de perturbação provocada pelo movimento da máquina enquanto a fotografia é tirada.

  3. Ter filtros polarizadores é importante: eliminar alguma neblina ou reflexos de superficies não metálicas muitas vezes revela detalhes que ajudam a melhorar a sua fotografia.

  4. Se possuir filtros de densidade neutral (ND) ou ND graduados pode trazê-los consigo pois nunca se sabe quando poderão ser úteis.

  5. Em fotografia de paisagem estamos sempre expostos aos elementos; traga panos de microfibra ou camurça natural (prefiro a camurça) para limpar gotas ou condensação na lente. Se tiver um soprador de ar também é bastante útil.

  6. Baterias adicionais são importantes e úteis; não queremos perder uma fotografia fantástica por falta de bateria.

  7. Para salvaguardar o seu material traga uma protecção para a chuva tanto para a sua mochila como para a máquina fotográfica. Não necessita de nada muito caro; as mochilas normalmente já estão equipadas com esse tipo de protecções e para a sua máquina um simples saco plástico resolve a situação perfeitamente.


ROUPA E CALÇADO

Nesta região podemos deparar-nos com todo o tipo de clima. Todos os participantes devem trazer roupa quente e resistente à água assim como calçado (preferencialmente botas) que seja impermeável. Todo este tipo de equipamento deverá estar adaptado à estação do ano. Em dias quentes e de sol não é necessário o tipo de vestuário mencionado acima, mas um par de botas torna sempre a caminhada mais confortável.


PREÇO E CONDIÇÕES

O preço por participante é de 50€.

Este workshop tem um mínimo de 2 e um máximo de 4 participantes.

O workshop decorre durante todo o ano, tendo um frequência mensal. O próximo irá decorrer dia 13 de Abril.

Para garantir a sua vaga deve preencher o formulário no final desta página e efectuar o pagamento na sua totalidade por transferência bancária (os dados serão enviados por e-mail após o seu pedido de inscrição). Para cancelar a sua reserva sem qualquer custo terá de o fazer com 15 dias de antecedência relativamente ao início do workshop (fins-de-semana e feriados também contam). Caso ultrapasse este limite apenas lhe será devolvido 50% do valor total que corresponde a 25€.

INCLUÍDO

  • Uma saída fotográfica com duração máxima de 5h feita da parte da tarde.

  • Pequeno lanche a meio da tarde.

  • Um folheto informativo com os conhecimentos que deve adquirir antes do workshop para tirar o maior partido do mesmo. Este material será fornecido assim que efectuar o pagamento na sua totalidade (50€).

  • Certificado de participação.

NÃO INCLUÍDO

  • Transporte para, e durante, o workshop.

  • Refeições principais (Almoço e Jantar).

  • Material Fotográfico.

  • Qualquer tipo de seguro


Ponto de Encontro

No dia do “Workshop” encontrar-nos-emos junto à Portela de Leonte, (siga as coordenadas 41°46'02.2"N 8°08'48.8"W ou veja o link https://goo.gl/maps/GjhysYFLaTK2). Podemos encontrar-nos 4h antes do pôr do sol. Entre em contacto comigo para se inscrever ou para esclarecer quaisquer dúvidas! Até breve.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Por favor preencha o formulário para se inscrever. Este formulário tem como fim juntar os seus dados (nome e contacto de e-mail). Assim que receber o seu contacto indicar-lhe-ei como poderá proceder ao pagamento da Inscrição.

Nome *
Nome