"VIDA" Portfólio Novos talentos FNAC 2019

“VIDA”

Sinopse

Com as nossas vidas ocupadas temos muito pouco tempo para estarmos atentos. Enquanto ocupados criamos uma pressão enorme sobre o ecossistema que nos dá tudo o que necessitamos para viver. Infelizmente, apenas uma minoria tem consciência de tal. Captando imagens de árvores, responsáveis por uma parte considerável do oxigénio que respiramos, durante várias estações do ano (Outono, Inverno e Primavera) espero chamar a atenção dos mais distraídos. Chegados à Primavera, não vemos imediatamente as tão esperadas folhas verdes e flores a desabrochar; pelo contrário, vemos uma paisagem árida de árvores despidas à espera da sua verdadeira Primavera. Todas as imagens foram capturadas em Portugal Continental; isto acontece aqui, mas representa uma realidade muito preocupante a nível global.

Texto de Apresentação

Este projecto tenta transmitir e sensibilizar a população no sentido de fazerem um esforço para reduzirem o impacto no ambiente que os rodeia e que lhes é essencial. Só cada um de nós, de forma independente, pode ter um papel activo na protecção do património Natural que ainda nos resta. Captei imagens desde Novembro até meados de Abril, retratando as diferentes épocas do ano e para tal utilizei como objecto principal, Árvores. As Árvores retratam e espelham de forma brilhante as estações do ano. Durante o Outono como podemos ver nas primeiras 4 imagens, devido à diminuição da temperatura e horas de luz, muitas das Árvores perdem as suas folhas e com isso a sua a maioria da sua capacidade de produzir oxigénio e purificar o ar que respiramos. Invernos longos, como os que encontramos a latitudes altas, onde a vegetação fica sem folhas durante muitos meses, a qualidade do ar é reduzida drasticamente, principalmente nas cidades. Podemos no segundo grupo de 4 imagens, que representam o Inverno, em que as Árvores estão sem folhas, adormecidas… à espera de luz e temperaturas mais elevadas para poderem acordar e voltar a crescer, produzir novas folhas, fazer fotossíntese e respirar. Ajudando o nosso ar a ter melhor qualidade. Em última instância produzindo um local melhor para todos nós. As alterações climáticas, são na minha opinião uma realidade presente, e os nossos comportamentos consumistas agravam esta realidade. O último grupo de 4 imagens representa a Primavera, altura durante a qual a natureza acorda. Podemos no entanto ver que a natureza parece lutar contra si mesma, tendo um efeito brutal em tudo e em todos. Esta 4 fotografias foram tiradas no mês de Abril, apenas a última á qual chamei “VIDA” possuí folhas e está repleta de saúde. As anteriores lutam de uma forma incansável contra temperaturas extremamente baixas para a época, cobertas de gelo, com pouca luz e vento. O que vemos agora nestas imagens é o que nos vai acontecer a nós e as gerações vindouras. Vamos sofrer e vamos ter de lutar muito mais para podermos acordar, respirar e para nos alimentarmos. Caso não haja uma mudança de mentalidade em cada um de nós, isto será uma realidade brutal. Como foi dito, apenas cada um pode actuar por si mesmo, só isso faz a diferença! Eu espero que ao lerem este texto e ao verem estas imagens, tenham daqui em diante, uma atitude mais conscienciosa para com a casa de todos nós, o Planeta Terra.


As minhas doze imagens submetidas ao concurso “Talentos FNAC 2019”. Encontram-se em 3 grupos de 4 fotografias. Cada grupo de 4 imaens representa uma estação do ano: o Outono (fila superior), Inverno (fila intermédia) e Primavera (fila inferior). Cliquem nas imagens para as verem na sua totalidade.

Muitas destas imagens possuem um vídeo por trás delas onde podem ver como captei estes momentos. Deixo aqui o link para o meu canal de Youtube onde podem encontrar os vídeos.

Canal de YOUTUBE: https://www.youtube.com/channel/UC81S13-e1x3Z5Pu12D1GUYA